Skip to main content
gestão financeira pessoal

4 aplicativos para fazer gestão financeira pessoal

Controlar as finanças pessoais não é tão difícil quanto parece. Porém, muitas pessoas têm dificuldades de conseguir gerenciar seus ganhos e gastos, endividando-se e não conseguindo alcançar seus objetivos.

Existem algumas práticas simples de gestão financeira pessoal que qualquer pessoa pode aplicar em sua rotina. Anotar todos os seus ganhos e todas as suas despesas (todas mesmo, sem ignorar nenhum gasto, independentemente do valor), ter ciência dos seus gastos fixos e, assim, conseguir se organizar financeiramente são alguns exemplos.

No entanto, muitas pessoas não se lembram de registrar algumas das expensas, devido à correria do dia a dia. Neste sentido, podemos usar e abusar de novas tecnologias. Já existem diversos aplicativos para ajudar as pessoas a realizarem seu controle financeiro pessoal, facilitando esse processo e tornando-o mais frequente.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura deste texto e veja 4 aplicativos para fazer a gestão financeira pessoal.

Os melhores aplicativos disponíveis

Vários aplicativos surgiram nos últimos anos para facilitar e simplificar o processo de gestão financeira pessoal. É importante salientar que esses aplicativos estão deixando as cadernetas e planilhas de Excel para trás, podendo ser acessados na palma de sua mão, evitando que você esqueça de realizar algum registro.

Veja, a seguir, alguns exemplos de aplicativos voltados para a gestão financeira pessoal:

1. Mobills

O Mobills é um aplicativo que permite que suas despesas sejam registradas de uma maneira extremamente simples, podendo ser acessadas tanto pelo smartphone quanto pelo computador. O Mobills também pode te alertar sobre contas pendentes e mostrar seu saldo no final do mês.

2. MoneyWise

Esse aplicativo apresenta todas as despesas e rendas informadas por meio de relatórios e gráficos, podendo personalizar o período de visualização ou as categorias de gastos.

3. Otto

O Otto pode ser considerado um assistente financeiro de bolso, disponível 24 horas para lhe dizer o que fazer com as finanças do seu lar. Além de ajudar a colocar suas finanças em dia, o Otto te ensina como fazer melhor o uso do seu dinheiro, como se livrar de dívidas e, ainda, pode te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.

4. Minhas Economias

Esse software permite o cadastramento de despesas, receitas e transferências, identificando e detalhando a situação de cada item (como o parcelamento de uma compra). Os gráficos também estão presentes, demonstrando a divisão de gastos, o saldo final, a soma do que já foi pago e a relação entrada/saída.

Como escolher o aplicativo ideal?

A melhor maneira de decidir qual o melhor aplicativo para o seu perfil financeiro passa pela quantidade de movimentações financeiras que você realiza. Em outras palavras, quanto mais despesas, pagamentos e transferências, mais funções serão necessárias para que você consiga se organizar.

O ideal é buscar por alternativas que possam te ajudar a criar um planejamento financeiro personalizado, otimizando e melhorando o controle de suas finanças. Assim, será possível controlar todos os seus gastos, saindo do vermelho e, ainda, conseguindo poupar dinheiro regularmente.

Como mudar de hábitos e conseguir uma gestão financeira pessoal eficiente?

Você pode estar pensando que mudar, drasticamente, os hábitos será uma tarefa extremamente árdua, mas podemos afirmar que você está errado. Obviamente, você terá que se dedicar para conquistar uma gestão financeira pessoal eficiente.

Todavia, utilizando um aplicativo, a mudança de hábitos será a mais natural possível. Você deverá se acostumar a realizar os registros de suas despesas e seus rendimentos e, depois, basta analisar os indicadores financeiros.

Quais são os benefícios?

Pode-se dizer que será muito mais fácil analisar seu orçamento, garantido que todas as despesas sejam pagas. Além disso, cortar gastos supérfluos será uma atitude descomplicada, pois você saberá exatamente o impacto desse tipo de gasto em sua vida.

Outro grande benefício é que você conseguirá juntar uma quantia financeira regularmente, criando uma reserva para emergências e, até mesmo, conseguindo investir parte do seu dinheiro. Assim, você poderá focar na realização dos seus maiores sonhos!

Não perca tempo e baixe um aplicativo capaz de te ajudar a ter uma gestão financeira pessoal eficiente e que te ajude a mudar de vida!

E aí, gostou do nosso artigo? Que tal se manter informado sobre esse assunto? Para isso, basta nos seguir no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões