Skip to main content
mentalidade financeira da família

4 passos para mudar a mentalidade financeira da família

Não é fácil controlar um orçamento doméstico. Muitas pessoas acabam patinando em suas finanças, mesmo tendo bons empregos e recebendo salários acima da média. Isso, muitas vezes, acontece por conta da mentalidade financeira da família.

Por causa de vários fatores, que vão desde a cultura familiar, crenças religiosas ou falta de informação, as pessoas deixam de lado atitudes que funcionam no controle das finanças e ajudam a ter uma vida mais próspera. Isso faz com que a família esteja sempre no aperto, gastando mais do que ganha e sem ter uma reserva financeira para conquistar seus sonhos.

Portanto, a mudança de mentalidade é fundamental para organizar o orçamento doméstico e fazer com que as finanças de cada membro da família rendam mais. Mas como fazer essa mudança? Primeiro, todos precisam entender o que é o dinheiro e qual o real valor da riqueza.

Real valor do dinheiro

Há, basicamente, dois tipos de visão prejudicial sobre o dinheiro: a de que ele não traz felicidade e, portanto, não tem valor, e a de que o dinheiro é tudo e que tê-lo resolverá todos os problemas. Apesar de serem bem distintas, ambas estão erradas.

Estão erradas porque não entendem que o dinheiro não tem valor como fim. Ele é um meio para conseguir algo que se queira. Logo, não é o dinheiro que é bom, mas as metas, os objetivos que podem ser alcançados com ele e a satisfação que vem com essas conquistas.

Riqueza

A riqueza, então, deve ser encarada como um meio de a família conquistar objetivos maiores e sonhos que podem tornar a vida mais feliz.

Só assim, partindo dessa premissa, pode-se iniciar uma mudança de mentalidade financeira.

Para essa mudança, separamos quatro passos que toda a família precisa adotar para mudar a mentalidade em relação ao dinheiro e construir uma saúde financeira mais tranquila.

Passos para a mudança

1. Planeje os seus objetivos

Primeiramente, é preciso ter claro o que cada um quer conquistar. Só assim será possível que todos deem o devido valor à riqueza e busquem uma melhoria na condição financeira familiar.

Tendo objetivos definidos (como uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, mudar para uma casa maior) fica mais fácil manter o trabalho em equipe na família para conquistá-los.

2. Mude os seus hábitos

A mudança de hábito é essencial para o controle dos gastos e o melhor aproveitamento das receitas. Assim, é preciso que se saiba em que o dinheiro está sendo gasto, verificando o custo-benefício de seus hábitos.

Portanto, tudo o que leva a gastos desnecessários (como compras de supérfluos, pagamento mínimo do cartão de crédito, atraso no pagamento de contas) deve ser mudado.

3. Coloque o dinheiro para render

Tendo o controle das despesas, o próximo passo é fazer o dinheiro trabalhar para vocês. Esse é o segredo dos ricos: quanto mais eles têm, mais eles ganham, pois reinvestem os valores conquistados.

Aplicar religiosamente uma parte de suas receitas torna mais rápida a conquista dos objetivos e pode garantir um futuro mais tranquilo para a família.

4. Mantenha o foco

Por último, é preciso que a família mantenha o foco e siga firme nas metas definidas. Sair dos caminhos traçados e ter recaídas nos maus hábitos é bastante comum e indica que a mentalidade ainda não está totalmente mudada. Por isso, é bom que haja um controle constante sobre as finanças.

A mudança da mentalidade financeira da família é o segredo para que o orçamento da casa seja organizado, controlando melhor as despesas e tornando suas receitas mais eficientes. Somente assim será possível que a família tenha uma situação financeira mais tranquila e consiga conquistar seus objetivos.

Gostou de nosso artigo? Quer mais dicas para melhorar a saúde financeira da sua família? Então siga a gente no Facebook, no Twitter e no Instagram, e fique por dentro de nossas novidades!

Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *