Skip to main content
erros financeiros que prejudicam o casamento

5 erros financeiros que prejudicam o casamento

Responsável por trazer felicidades e conflitos, o dinheiro ainda é uma questão que gera muitos problemas na vida de um casal. Por esse motivo, conhecer quais são os erros financeiros que prejudicam o casamento é importante para evitar brigas e possíveis discussões sobre o assunto.

Ainda que exista amor, é comum que muitos casais não dialoguem sobre as finanças ou não resolvam juntos os problemas financeiros da família. Entretanto, existem algumas alternativas que podem ajudar a salvar o casamento e, principalmente, o orçamento do casal.

Não quer deixar o dinheiro atrapalhar sua felicidade? Então conheça quais são os erros financeiros que prejudicam o casamento e saiba como solucioná-los!

1. Não conversar sobre finanças

Evitar falar sobre o assunto não trará soluções para o problema. Por isso, o casal precisa estabelecer diálogos frequentes sobre as dívidas, planos para o futuro e qualquer assunto que envolva as despesas da casa. Ao manter esse tipo de conversa, será mais fácil lidar com os problemas no futuro, estabelecer limites e até mesmo ajudar o outro no controle financeiro.

2. Esconder compras e dívidas

Parece um gesto simples, mas esconder as compras e dívidas do companheiro é uma traição financeira para o casamento.

Mesmo que seja para evitar brigas, esse hábito apenas comprova a falta de confiança no outro, além de prejudicar o orçamento quando as compras são realizadas em excesso e por impulso. Nesse caso, o ideal é ser transparente e não esconder as contas, por mais baratas ou caras que sejam.

3. Não reconhecer a importância do dinheiro na vida do casal

Ninguém vive só de amor. Certamente, você já escutou essa frase por aí, mas talvez não tenha percebido o quanto ela faz sentido na vida de um casal.

O dinheiro é um fator importante para um relacionamento dar certo, afinal, ele é responsável pelo sustento da família, além de proporcionar momentos prazerosos, como viagens, idas ao restaurante, compra de bens, entre outros entretenimentos.

Entretanto, ao reconhecer essa importância, o casal terá mais chances de administrar melhor sua vida financeira, impondo limites no próprio orçamento.

4. Fazer muitas dívidas

O excesso de dívidas ainda é apontado como um dos principais motivos de brigas e separações. Quando existe descontrole financeiro, seja por parte do marido ou da esposa, fica nítido que o casamento poderá enfrentar uma crise em breve.

Por outro lado, é indispensável acompanhar os gastos do casal, analisando quais despesas podem ser eliminadas a fim de “sair do vermelho” ou evitar compras compulsivas. Essa mesma dica vale para a solicitação de empréstimos aos bancos ou familiares, comprometendo ainda mais o orçamento e a instabilidade do casal.

5. Não conseguir dividir o dinheiro

Antes de dizer “sim” no altar é importante saber que uma vida a dois significa dividir tudo, até mesmo o dinheiro. Não se esqueça que um dos erros financeiros que prejudicam o casamento está relacionado à falta de união entre duas pessoas, por isso, torna-se imprescindível dividir todas as contas que fazem parte da casa, ou combinar outras maneiras de utilizar os ganhos juntos.

Está pronto para evitar esses erros financeiros que prejudicam o casamento? Então continue aprendendo mais dicas interessantes seguindo nossas redes sociais — Facebook, Instagram ou Twitter!

Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *