Skip to main content
reduzir as despesas em casa

6 atitudes que você deve tomar para reduzir as despesas em casa

Organizar as finanças da família é essencial para quem busca colocar o orçamento em dia e reduzir as despesas em casa. Ter conhecimento sobre tudo o que recebe, gasta e sobra no mês é muito importante, assim fica até mais fácil planejar uma viagem em família, certo?

Quem administra o dinheiro familiar sabe bem o trabalho que dá equilibrar os gastos em relação aos ganhos do mês. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois este conteúdo foi criado com dicas essenciais para reduzir as despesas em casa.

Com algumas atitudes simples é possível diminuir significativamente o valor gasto com alimentação, vestuário e cartão de crédito, por exemplo. Vamos conferir?

1. Fique atento aos gastos com alimentação

Nunca vá ao supermercado com fome! O motivo você já deve ter descoberto na prática: as pessoas tendem a gastar mais quando vão ao supermercado com o estômago vazio, afinal, encontram muitos produtos ao alcance das mãos, aí fica difícil resistir.

O ideal é que você faça uma lista antes de sair de casa, revisando tudo o que você precisa comprar. Isso evita a compra cumulativa de itens que você já possui, o desperdício de alimentos e, é claro, gastos desnecessários.

2. Prefira fazer as refeições em casa

Para controlar ainda mais os gastos com alimentação, é preferível realizar as suas refeições no conforto do seu lar. Além de ter a opção de compor pratos mais saudáveis, isso ainda ajuda a reduzir as despesas em casa.

Assim você pode cuidar melhor da sua alimentação, consumindo mais verduras e legumes, por exemplo, e até economizar um pouco naqueles itens que você acaba pagando mais pela marca do que pelo produto em si.

Se você dispõe de tempo para preparar suas refeições, vale até levar o lanche pronto para o trabalho.

3. Evite comprar por impulso

Essa dica valiosa pode ser aplicada às compras de roupas, assinaturas de serviços e até mesmo aos gastos com celular. Se a aquisição não gerar um benefício duradouro, é melhor esperar um pouco para ter certeza de que ela é realmente necessária.

Isso é válido para:

  • aquele cafezinho que poderia aguardar até você chegar em casa;
  • a pipoca no cinema;
  • o vestido que está na promoção;
  • o happy hour no barzinho, que poderia acontecer na sua casa;
  • os canais na TV a cabo que você acaba nem assistindo;
  • o plano de celular que oferece mais do que você utiliza.

Esses pequenos gastos podem fazer diferença no final do mês. Por isso, pesquise sempre as melhores condições e se a compra não for essencial, melhor nem fazê-la.

4. Conheça as tarifas do seu banco

Seja o valor pago pela sua conta bancária, pelo cartão de crédito ou por qualquer outro serviço, vale a pena procurar as melhores opções oferecidas pelo banco. Esses são custos fixos que vão fazer diferença no orçamento mensal.

O aconselhável é que você pesquise periodicamente junto a outros bancos se existe algum pacote de serviços mais vantajoso do que o seu. Se for o caso, entre em contato com o banco e negocie suas taxas.

5. Envolva a família no controle das despesas

Contar com o apoio e a participação de todos é um diferencial importante ao reduzir as despesas em casa. Por isso é tão relevante que todos estejam envolvidos no orçamento doméstico.

Faça um planejamento conjunto, de forma que todos estejam conscientes sobre o seu papel no alcance dos objetivos. Para isso, você pode tentar:

  • tornar o mapeamento do planejamento financeiro disponível para todos;
  • estimular o hábito de registrar as despesas;
  • discutir o que cada compra significa em números;
  • estabelecer metas individuais.

6. Utilize um app de gestão financeira

Não tenha medo de usar a tecnologia a seu favor, afinal, ela pode facilitar muito a sua vida!

Vale apostar em um app como o Otto Assistente, que funciona como um assistente financeiro virtual e ainda possibilita que você compartilhe as finanças com todos os membros da família de forma instantânea.

Assim, todos ficam a par de como suas compras afetam o orçamento final.

Gostou das nossas dicas para reduzir as despesas em casa? Então você não pode deixar de conferir estes 5 passos para organizar a planilha de orçamento familiar!


Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *