Skip to main content
como economizar para uma viagem

Separamos 12 dicas para te ajudar a economizar para uma viagem​

Viajar é algo necessário e extremamente prazeroso, principalmente para quem trabalha o ano todo. Mas para não correr o risco de perder o sono se preocupando com os custos, é preciso saber como economizar para uma viagem.

Neste post, nós separamos algumas dicas essenciais para ajudar você a juntar aquele dinheiro extra para fazer suas viagens. Continue a leitura e prepare-se para curtir suas férias!

1. Tenha uma reserva

Seja um cofrinho no armário ou uma poupança no banco, é importante definir um lugar para guardar o seu dinheiro, desde aquelas moedinhas que sobram de uma compra até um valor determinado que você se dispõe a economizar para uma viagem. Se você conhece um pouco sobre investimentos, também pode ser uma boa opção investir o valor poupado em curto prazo.

2. Busque educação financeira

É importante buscar informações sobre como cuidar bem das suas finanças, e com uma pesquisa rápida na internet você já pode descobrir dicas bem valiosas. Um planejamento financeiro ou um controle simples das suas despesas e receitas (uma planilha de gastos, por exemplo) pode ajudar muito na hora de decidir em que cortar alguns gastos.

Essa prática também auxilia a não extrapolar as contas. Para isso, você pode utilizar uma caderneta, planilha ou até um aplicativo de controle financeiro pessoal.

3. Reveja seus hábitos

Comer fora, fazer academia, ir ao salão de beleza: esses são apenas alguns dos gastos que nem sempre percebemos como desnecessários, mas que podem sair caro no fim do mês. Felizmente, é possível economizar bastante ao repensar a forma como você realiza essas atividades.

Cozinhar em casa em vez de optar pelo delivery no fim de semana, assim como reduzir as idas ao salão, são duas soluções simples para reduzir os custos no dia a dia. E que tal substituir a malhação por exercícios ao ar livre ou em casa? Para viajar com qualidade, essas mudanças certamente valerão a pena.

A gasolina está cara? Use o transporte público, pegue carona com o seu vizinho ou caminhe até o trabalho. Assim, além de cuidar da sua saúde, você ainda pode economizar dinheiro.

4. Proponha desafios a si mesmo

Uma mudança de comportamento leva cerca de um mês de persistência para se tornar um hábito. Por isso, é preciso insistir um pouco se você quiser desenvolver o hábito de poupar.

Já existem desafios bolados para economizar determinado valor por semana durante um ano todo. Ao final do desafio, você terá poupado algo entre R$1.378,00 e R$13.780,00 — tudo vai depender do valor estipulado. Se você ainda não sabe do que estamos falando, conheça o desafio das 52 semanas.

5. Evite compras por impulso

Não deixe para ir ao supermercado apenas quando estiver com fome, nem ceda à tentação de levar mais uma calça para casa quando você já tem várias. Criar barreiras e empecilhos para efetuar a compra é uma forma de ganhar tempo para pensar o quanto ela é realmente necessária. Nesse ponto, existem algumas perguntas que podem te ajudar muito, como:

  • Eu preciso mesmo disso?
  • Isso é útil para mim?
  • Existe uma opção mais barata?

A partir dessas perguntas, fica mais fácil descobrir se o item ou serviço é mesmo relevante e se é a opção mais em conta.

6. Sinta os seus gastos

Pode parecer irrelevante, mas o débito automático e os cartões de crédito, apesar de muito práticos, fazem com que você não se dê em conta do quanto realmente está gastando. Por isso, escolha pagar as suas contas com dinheiro e tome consciência de quanto custa aquilo que você consome. Acredite: manusear as cédulas e vê-las indo embora tem um impacto bem diferente de apenas acompanhar os números se alterando na conta do banco.

7. Pesquise na internet

Um pouco de organização pode significar uma economia enorme na sua viagem. Para economizar ainda mais, procure:

  • descobrir o valor médio da viagem;
  • pesquisar em sites de busca pelos melhores preços;
  • procurar promoções;
  • planejar-se, comprar passagens e fazer reservas com antecedência;
  • informar-se sobre o preço da moeda local.

8. Estabeleça quanto vai gastar na viagem

Extrapolar nos gastos é algo muito fácil de fazer, principalmente se você faz uso do cartão de crédito. Ao viajar, é comum as pessoas darem preferência para comer em restaurantes, até para provar a culinária da região, mas é preciso estar atento aos gastos para não ter transtorno com a fatura do cartão no final do mês.

A melhor forma de evitar esse tipo de situação é estabelecendo um valor para gastar durante toda a viagem. Faça um cálculo para verificar quanto você gastará com alimentação, passeios turísticos, ingressos etc. Dessa forma, você poderá definir qual quantia poderá gastar sem prejudicar seu orçamento.

9. Use programas de milhagem

Um dos maiores gastos que você terá em toda a sua viagem diz respeito às passagens aéreas, se for o caso de um destino distante — dependendo do local, elas costumam ser bem onerosas. Para conseguir economizar nessa questão, é importante utilizar os programas de milhagens.

Converse com o gerente do seu banco e verifique se o seu cartão oferece essa vantagem. Alguns deles fazem parcerias com empresas de aviação e disponibilizam cartões de crédito especiais para aqueles que precisam de milhas aéreas.

10. Venda o que não usa mais

Sabe aquela sandália que está há tempos encostada na sua sapateira, ou aquele casaco que você não usa mais? E aquele celular que recentemente foi trocado por um novo? Esses são apenas alguns objetos que você pode vender para conseguir um dinheiro extra para a sua viagem. No Facebook, por exemplo, existem diversos grupos de compra e venda nos quais você pode anunciar seus produtos sem pagar nada por isso.

11. Realize investimentos

Quando pensamos em economizar, a poupança logo aparece como primeira sugestão, certo? Mas você sabia que existem diversos investimentos seguros que oferecem uma rentabilidade maior que a poupança? Esse é o caso do Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e muitos outros. A verdade é que a poupança deixou de ser uma opção atrativa há muito tempo.

Mas atenção: antes de realizar qualquer aplicação, estude bem o tipo de investimento. Analise, principalmente, se você poderá realizar o resgate a qualquer momento ou se há um período que o dinheiro deverá permanecer aplicado. Essas informações são muito importantes para que a sua rentabilidade não seja comprometida.

12. Use a tecnologia para controlar seus gastos

Controlar os gastos é o primeiro passo para economizar para uma viagem. Então, que tal contar com o auxílio da tecnologia para te ajudar nessa missão?

É muito simples. Hoje, existem aplicativos que facilitam muito esse processo: eles permitem que você visualize melhor os seus gastos, garantindo que um limite seja estabelecido. O registro de suas despesas estará sempre na sua mão, facilitando o controle e análise das suas finanças.

Economizar para uma viagem é uma tarefa que exige muito foco e disciplina. Quando tiver vontade de gastar além do que deveria, lembre-se dos seus objetivos e pense no quanto seria frustrante extrapolar no consumismo, e o quanto será gratificante fazer aquela viagem dos sonhos com toda a família.

Agora que você já sabe como economizar para uma viagem, é só preparar as malas e se programar para colocar nossas dicas em prática. Quer contar com a ajuda de um assistente financeiro para controlar suas despesas? Baixe o nosso app pela Play Store ou Apple Store, experimente os 15 dias gratuitos e descubra como podemos te ajudar!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões