Skip to main content
viagem em família

Como se organizar financeiramente para uma viagem em família

Viajar em família é sempre uma ótima oportunidade para se divertir e relaxar. No entanto, existem fatores que podem dificultar a organização, especialmente no que diz respeito a alinhar os objetivos de todos. Por isso, uma viagem em família exige planejamento financeiro.

A viagem dos sonhos fica sempre no papel? Pois saiba que nós separamos dicas essenciais para que você não precise enfrentar muitos empecilhos ao programar essa aventura.

Portanto, se você quer agradar a todos e reduzir as dores de cabeça ao planejar as próximas férias, leia esse texto até o final.

Analise o orçamento da família

Um primeiro passo importante para planejar uma boa viagem em família é conhecer o orçamento que envolve todos os membros da casa.

Assim, fica mais fácil entender quanto dinheiro sobra por mês e que parte dele pode ser reservada para viajar. Para isso, você pode contar com o auxílio de um app financeiro.

Ter uma ideia do quanto a família consegue economizar em um determinado período de tempo facilita a escolha do destino, prazos e serviços contratados durante a viagem.

Além disso, conhecendo exatamente as receitas e despesas do grupo familiar, fica ainda mais simples identificar os pontos que precisam de melhoria ou economia, como serviços não utilizados, por exemplo.

​Escolha o destino em conjunto

Com base no orçamento da família e da sua disponibilidade de recursos, é possível escolher o destino de viagem. É importante considerar todas as opções disponíveis, assim como as programações existentes no local de destino.

Para que todos da família sintam-se confortáveis e satisfeitos com a escolha do destino, é preciso considerar as opiniões e necessidades de cada um no momento de decidir para onde será a viagem.

É válido lembrar que esse será um programa de lazer, descanso e união e, por isso, não deve gerar conflitos, principalmente logo de início.

Se a família conta com crianças pequenas, deve pesar suas demandas no momento de escolher tanto o destino quanto o local de hospedagem.

Pesquise todas as informações com antecedência

A antecipação é a melhor forma de manter tudo organizado e sob controle para uma viagem em família, afinal, imprevistos sempre envolvem custos extras. Seja com o auxílio de uma agência de turismo ou por conta própria, levante todas as informações úteis sobre a viagem, como:

  • a temporada em que a família vai viajar;
  • os pacotes de viagem disponíveis;
  • os programas que pretende fazer no destino;
  • ​as condições de pagamento;
  • as datas de partida e retorno;
  • o meio de locomoção;
  • a compra de passagens​;
  • as opções de hospedagem.

Com essa simples atitude, a família pode conquistar vantagens significativas, como conseguir contratar serviços por valores bem menores do que aqueles que contrataria de última hora.

Faça um planejamento financeiro familiar

Um planejamento financeiro eficiente parte de dois itens básicos: conhecimento e controle das informações envolvidas. Portanto, no momento em que a família realiza um levantamento do seu orçamento e decide o destino de viagem, já é possível traçar um planejamento financeiro.

A partir disso, basta saber que toda programação envolve custos e que é preciso definir quais serão as atividades que podem ser feitas durante a viagem.

Se o seu objetivo envolve mais recursos do que a família dispõe, é necessário estabelecer um método de poupar dinheiro até a data de partida.

Planejando com antecedência, você consegue ter uma ideia mais precisa de quanto a família gastará com a viagem e conseguir passagens, hotel, tickets e outros itens com valores bem mais em conta.

​Organize tudo com tempo

Como você pode perceber, tempo é um recurso importante para viajar. Por isso, a nossa última dica é que, além dos fatores envolvendo o destino de viagem, você organize todo o restante com antecedência.

Essa dica pode ajudar a evitar constrangimentos, como excesso de bagagem ou falta de alguma coisa importante. Para facilitar, você pode montar um checklist com informações como:

  • itens de higiene pessoal;
  • lanches para a viagem;
  • roupas de frio e calor (quando necessário);
  • kit de primeiros socorros;
  • chapéus, óculos e acessórios.

Assim fica mais fácil programar a próxima viagem em família. Se você gostou das dicas, deixe o seu comentário no post e aproveite para compartilhar o que costuma fazer para se organizar!

Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *