Skip to main content

Imprevistos financeiros: saiba como evitá-los em 3 passos

Artigo sobre: Imprevistos financeiros

Você é daqueles que todo mês é pego de surpresa pelos imprevistos financeiros? Se não sabe como resolver esse problema, leia esse post até o fim.

Vamos supor que hoje seu despertador não tocou e você tenha acordado tarde. Se arrumou rápido e resolveu colocar uma roupa nova pra dar àquela esticada depois do expediente.
No caminho para o trabalho, você passa pela calçada bem próximo de uma poça d’água, todo arrumado. Não te deu àquela sensação de estar vivendo perigosamente?

Deu.

Mas ainda assim continuou seu trajeto, pensando que não ia acontecer nada. Já estava um pouco atrasado mesmo.

Eis que passa um carro, em alta velocidade, na poça d’água e o happy hour ficou comprometido. Complicado!

Assim acontece com as surpresas financeiras ao longo do mês. Acreditamos que sabemos lidar com o nosso dinheiro, mas nem sempre o resultado ao final do mês atende a nossa expectativa.

Quem nunca achou 100 reais no bolso, achou que estava rico, gastou o dinheiro e depois lembrou que era a reserva para comprar um remédio?

Ou no dia de receber o salário, já estava devendo o dobro do que ganha, ficou sem dinheiro nem para comprar uma bala e o carro quebrou?

Essas são situações desagradáveis, mas que podem ser resolvidas. Confere essas três dicas simples que te ajudará a lidar com esses imprevistos:

#Tenha consciência das suas despesas mensais

Como já falamos sobre os tipos de despesas, pode elencar todas elas, numa planilha, caderno, enfim, em algum lugar cujo contato não seja esporádico.

Caso suas despesas estejam maior do que a receita, é chegada a hora de rever os excessos e começar a eliminá-los, de modo que o salário consiga quitar as suas despesas. Caso aja uma eventualidade e passe a não ter mais um salário fixo, é bom pensar em soluções para ter uma renda extra.

#Faça uma conta para gastos eventuais

Conhece o método do pote?
É muito simples. Essa é uma das formas mais eficazes de juntar dinheiro, economizar e não gastar além do necessário. Você precisa ter 6 potes e catalogá-los por temas e porcentagens.

Dois desses potes são destinados a entretenimento (10% do seu orçamento) e a caridades e presentes (5% do seu orçamento).

Para quem não consegue ‘guardar’ dinheiro para gastos eventuais na própria conta. Essa é um método bastante eficaz.

#Controle os impulsos diante de ofertas tentadoras e irrecusáveis

Consumistas do meu Brasil, nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que está na promoção é uma oferta na qual você não viveria sem.

Na maioria das vezes, os produtos ofertados são supérfluos que podem ser comprados em outra oportunidade.

ADQUIRINDO NOVOS HÁBITOS

O que acontece, geralmente, é que você se esforça para construir uma reserva e até poupa quando pode. Por falta de conhecimento e maus hábitos financeiros ainda perde o controle de seu orçamento. “Para ter uma vida financeira mais saudável, é preciso uma boa dose de reflexão e mudança de paradigmas”, recomenda o economista Elisson Pandra.

Isso significa compreender o real valor do dinheiro em sua vida, para que ele sirva de instrumento de melhoria na saúde, relacionamento com amigos e parentes e, também, o próprio crescimento intelectual.

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões