Skip to main content
Educação financeira familiar

Educação financeira familiar: a importância dos objetivos em comum

Ter uma boa estabilidade financeira é a meta de todas as famílias. No entanto, alcançá-la é um grande desafio. Afinal, a maioria das famílias não têm o costume de fazer uma gestão eficiente de suas finanças e isso as impede de atingir seus objetivos.

A solução para esse problema, então, é mudar seus hábitos e criar uma boa educação financeira familiar. Isso significa que todos os membros da família devem participar do planejamento financeiro, inclusive os filhos.

Além de trazer benefícios financeiros para todas as partes envolvidas, esse processo também vai ajudar a família a ser mais unida, mesmo em meio às dificuldades. Por isso, este artigo ensinará como implementar a educação financeira familiar na sua casa para que vocês possam ter um futuro tranquilo e longe de contratempos.

Confira!

Organize suas despesas

O primeiro passo para ter uma boa educação financeira familiar é organizar todas as despesas. Isso é importante, uma vez que muitas famílias estão em uma situação difícil e só chegaram a esse ponto porque não souberam se organizar e gastaram mais do que podiam pagar.

Assim, relacione todas as suas despesas — desde gastos com lanches durante o expediente, com o supermercado, com as contas, com os empréstimos bancários, etc. Assim você saberá exatamente para onde a sua renda está sendo destinada.

Para melhorar a sua organização, adquira um aplicativo de gestão financeira. Ele será muito útil no seu dia a dia e não deixará que você se esqueça de pagar nenhuma obrigação. Diferentemente das famosas planilhas de Excel, o aplicativo fornece a você uma visão mais ampla das suas finanças, melhorando, assim, a sua gestão.

Tenham objetivos em comum

Os objetivos em comum são importantes para que não haja conflitos na família — principalmente, entre o casal. É indicado que vocês coloquem no papel tudo aquilo que vocês almejam — pode ser a faculdade dos filhos, uma reforma, a conquista da casa própria, a troca do carro ou a realização de uma viagem bacana, por exemplo.

Para alcançar todos esses objetivos é preciso muito mais que dinheiro. É preciso também cumplicidade, companheirismo, apoio, motivação e muitos outros fatores essenciais para o bem-estar da família.

Estimule a participação dos filhos nas finanças

Os filhos também devem participar das finanças. Eles precisam aprender desde pequenos o valor do dinheiro — caso contrário, eles vão crescer achando que podem comprar o que querem independentemente do preço.

Estipule um determinado valor para eles no supermercado, na loja de brinquedos ou na compra do material escolar. Aos poucos, seus filhos vão começar ter mais responsabilidade com o dinheiro e vão entender que não podem comprar tudo o que desejam.

Tenha um controle financeiro eficiente e prático

Organizadas as despesas, é hora de fazer um controle financeiro eficiente e prático. Essa gestão pode ser feita diariamente ou, pelo menos, uma vez por mês. Todo gasto deve ser planejado — assim você não terá surpresas negativas no final do mês.

Fazendo um controle financeiro eficiente, você não terá problemas com dívidas em atraso e gastos desnecessários. Além disso, por meio dele você poderá identificar, com antecedência, problemas que podem te trazer sérios transtornos no futuro.

Muitas vezes, com o objetivo de não deixar faltar nada em casa e de proteger a sua família dos assuntos mais sérios, você poupa os seus filhos e o cônjuge das decisões financeiras. No entanto, isso não é uma boa prática.

Todos devem estar cientes da real situação financeira do seu lar e não devem medir esforços para ajudar nas despesas da casa. Com a educação financeira familiar você vai notar que sua família estará mais prestativa e cuidadosa em relação ao dinheiro.

Agora que você já conheceu a importância da educação financeira familiar, assine a nossa newsletter e confira todas as nossas novidades na sua caixa de entrada!

Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *