Skip to main content
planejamento financeiro pessoal

Já parou para fazer o seu planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal é um procedimento indispensável no dia a dia de qualquer pessoa. Por meio dele, você conseguirá definir as suas metas, as quais beneficiarão a sua família, proporcionando conforto e garantindo o bem-estar de todos.

Porém, o problema é que a maioria das pessoas ainda não se deram conta do quanto essa prática é importante. Devido a isso, elas perdem o controle de suas finanças por gastar muito mais do que recebem no final do mês.

Você ainda não fez o seu planejamento financeiro pessoal? Não se preocupe! Neste post, mostraremos o que é preciso fazer para ter um planejamento financeiro eficiente. Venha conferir!

Organize suas metas

Sem foco, você não conseguirá chegar a lugar nenhum. Devido a isso, é essencial que você organize suas metas.

Reúna-se com a sua família e definam o que vocês desejam conquistar, seja trocar de carro, comprar a casa própria, fazer uma viagem internacional, garantir uma boa aposentadoria… enfim, o que todos decidirem em conjunto.

Feito isso, estabeleçam os períodos para conquistar as suas metas e o que precisará ser feito para alcançá-las. Verifique a necessidade de guardar dinheiro, realizar investimentos ou procurar uma forma de garantir uma renda extra.

Crie uma reserva de emergência

Não dá para esquecer dela: é fundamental manter uma reserva de emergência para garantir que a sua família não passe por dificuldades financeiras em situações imprevistas.

O valor ideal para ter em uma reserva do tipo pode variar de acordo com o seu padrão de vida. Por exemplo, se você precisa de R$ 3.000,00 para arcar com todas as suas despesas mensais, é preciso multiplicar essa quantia por (pelo menos) quatro.

Isso significa que, se acontecer da sua renda principal ficar comprometida (no caso de perda do emprego, por exemplo), você terá o prazo de quatro meses para se reerguer financeiramente, sem prejudicar a sua qualidade de vida.

Defina um investimento para os seus sonhos

O mercado financeiro oferece diversas opções de investimento para quem quer aumentar seu patrimônio. Mas, antes de escolher a sua aplicação é preciso estudar muito o mercado para diminuir ao máximo as chances de perdas.

Para isso, é necessário que você avalie quais são os riscos que está disposto a correr para ter o retorno desejado. Por exemplo: se você tem um perfil mais conservador, é indicado que você opte por aplicações de menores riscos, como o Tesouro Direto. Agora, se você não tem medo de correr riscos, o ideal é que você invista na bolsa de valores.

Planeje sua aposentadoria

A aposentadoria é um item indispensável dentro do planejamento financeiro pessoal. Ficar dependendo apenas da previdência social não é uma boa alternativa para quem quer manter seu padrão de vida.

Portanto, procure se informar sobre a previdência privada ou outros investimentos a longo prazo que possam garantir uma aposentadoria tranquila e segura.

Controle seus gastos

Por último, mas não menos importante: o controle de gastos é essencial para que você consiga alcançar todas as metas estabelecidas no seu planejamento financeiro pessoal.

Nesse momento, é necessário reunir-se com sua família a fim de verificar quais gastos deverão ser eliminados ou, pelo menos, controlados. A participação de todos é importante para que eles possam estar cientes da real situação financeira da família.

Ter um planejamento financeiro pessoal eficiente é fundamental para que você não acumule dívidas e consiga proporcionar à sua família todo o conforto, segurança e qualidade de vida que ela merece. Portanto, não deixe de colocar em prática todas as nossas dicas para viver financeiramente tranquilo.

Quer ter alguém disponível 24 horas para lhe ajudar nas finanças pessoais? Baixe agora o nosso aplicativo e monitore seus gastos com segurança!

Otto Assistente

O Otto é um assistente financeiro virtual feito para descomplicar as suas finanças através de uma interação inteligente, fácil e prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *