Skip to main content
objetivos financeiros

Metas: 5 motivos para você traçar objetivos financeiros!

Alcançar grandes sonhos na vida é a principal motivação da maioria das pessoas. Porém, para chegar lá, é preciso de muita dedicação e esforço. Desse modo, estabelecer um plano de metas é essencial para organizar as ideias e pontuar seus objetivos financeiros para o futuro.

Ter o controle de sua renda e saber administra-la de forma eficiente é o primeiro passo para garantir os seus sonhos e aumentar sua autoestima.

Ficou interessado? Então confira neste artigo algumas razões que vão motiva-lo a organizar suas economias para alcançar seus objetivos financeiros.

1. Alcançar a sustentabilidade financeira

A crise econômica brasileira afeta todas as camadas sociais do país, logo, aumentou a procura de meios para economizar dinheiro. Contudo, parar de gastar não é a solução para uma boa economia.

Aqueles que alcançam a sustentabilidade financeira estão atrelados a um bom controle de seus recursos e hábitos monetários saudáveis. Assim, é importante que você mude seu modo de gastar dinheiro, adotando alguns desses hábitos:

  • tenha sempre uma reserva de emergência;
  • evite supérfluos;
  • crie objetivos para sua poupança.

2. Manter a organização dos recursos em dia

Controlar seus gastos é importante para cumprir seus objetivos financeiros, mas você sabe quais ferramentas usar para guardar informações importantes?

Normalmente, as pessoas utilizam planilhas eletrônicas, como o Excel, ou cadernos manuais de anotação. Todavia, apesar de muito eficientes, eles ainda podem ser muito complexos para formatar ou ter dificuldades para passar os dados.

Atualmente, já existem métodos mais modernos de organização contábil com um melhor acesso a informações e praticidade no uso. São os aplicativos financeiros, que otimizam sua velocidade e prática de gerenciamento.

3. Realizar seus sonhos cumprindo seus objetivos financeiros

Quem nunca sonhou alto? Ter grandes pretensões é importante para o autodesenvolvimento. Contudo, deve-se tomar cuidado para não estabelecer metas irreais. Desse modo, seus objetivos financeiros devem estar respaldados em sua condição monetária.

Atente ao seu objetivo e crie parâmetros viáveis para cumpri-lo. Por exemplo: para conseguir uma viagem ao Peru nas férias, você descobre que precisará de 6 mil reais, incluindo passagem e despesas, sua condição financeira permite poupar 20% do seu salário sem afetar suas obrigações e, pelos seus cálculos, em 6 meses terá a quantia necessária!

4. Ganhar clareza sobre seus investimentos

Poupar dinheiro pode não ser o suficiente para alcançar uma grande meta, como expandir seu negócio, por exemplo. Nesses casos, é interessante aplicar seu recurso em investimentos para otimizar sua rentabilidade.

Traçar seus objetivos financeiros ajudará a escolher o melhor tipo de investimento para aquele processo. Para isso, faça algumas perguntas pra si mesmo: meu plano é de curto, médio ou longo prazo? Qual o valor final de que preciso? Preciso de muita liquidez no investimento?

5. Evitar o acúmulo de dívidas

Geralmente, a aquisição de dívidas e despesas em excesso está atrelada a uma má gestão dos recursos do usuário.

Para evitar essa situação desagradável, você precisa manter o controle regrado dos seus recursos e tomar cuidado com as compras de pagamento a prazo. Lembre-se de nunca gastar mais do que sua receita oferece.

Traçar objetivos financeiros para cumprir suas metas é um trabalho difícil que requer muito desempenho. Porém, nada pode pagar a sensação de ter um sonho conquistado! Para ajudá-lo nessa tarefa, é importante o acompanhamento de um consultor especializado para guiá-lo e apontar as armadilhas de mercado.

Que saber mais? Então entre em contato com o Otto Assistente, faça o download de seu aplicativo financeiro e se surpreenda com as possibilidades para o seu futuro!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos





Compartilhe sua opinião com a gente

opiniões